quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Tutorial Completo - Como rodar seus jogos em iso vía rede (SMB) com o Open PS2 Loader 0.9.3

Ola pessoal... Sou novo aqui no PS2 City e trago hoje um tutorial de como rodar seus jogos de PS2 em formato .iso via rede SMB pelo OPL 0.9.3 r825...


Estou tentando deixar o tutorial mais completo possivel.
Não tenha vergonha de tirar suas duvidas nos comentarios.

Siga o tutorial à risca e não havera erros:

#. Recomendo o Emuparadise e o CoolRom para baixar seus jogos.
Caso seu jogo venha em formato bin/cue, significa que é uma imagem de CD e precisa ser convertida para iso. Para isso é necessario o Ultraiso para converte-la. (clique nos nomes em vermelho para ser redirecionado para site ou download)

 A foto abaixo mostra um jogo em iso(dvd) e em bin/cue(cd)



O OPL só reconhece os jogos em iso, então jogos em bin/cue e outros formatos devem ser convertidos da seguinte forma:

1. Abra o jogo com o Ultraiso. (só faça com o bin ou o cue. não com os dois)


2. Extraia toda a imagem para uma pasta.


3. Crie uma nova iso (Nova imagem de DVD de PS2) e selecione o arquivo SYSTEM.CNF



4. Salve como ISO com o nome do jogo.




Pronto. Agora temos os dois jogos em iso.


Agora vamos preparar a pasta para rodar os jogos.


1. Dentro de uma pasta com qualquer nome, crie duas pastas. uma CD e outra DVD. Ambas em Maiusculas e arraste os jogos para suas respectivas pastas. (até 700mb=CD - mais de 1gb=DVD)


2. Abra seu jogo com o Ultraiso ou o Winrar e procure o arquivo executavel do jogo.



  O arquivo executavel tem o nome de região do jogo. Pode ser SLUS, SLES, SCUS, SLPM, SLPS, SCES, PBPX acompanhado com _XXX.XX onde X = um numero.

  O Capcom vs. SNK 2 é "SLUS_202.46" e o NFSMW é "SLUS_213.51" (Sem Aspas) cada jogo tem um executavel diferente.

3. Copie o nome desse executavel, renomeie a iso com esse executavel no começo do nome. Entre executavel e nome do jogo vai um ponto. EXEMPLO:

SLUS_213.51.Need for Speed Most Wanted.iso
SLUS_202.46.Capcom vs. SNK 2.iso


OBS: A extensão iso deve estar em minusculas.

A pasta com os jogos está pronta. Agora ela precisa ser compartilhada e devidamente configurada.

1. Clique direito na pasta>>propiedades>>compartilhamento.



2. Clique em "compartilhamento avançado" marque a opção: compartilhar a pasta e coloque o nome PS2SMB no compartilhamento.



3. Clique em: permissões>>adcionar. Digite: "todos" (Sem Aspas) e dê Enter



4. Marque a opção: "Controle Total" na linha "Permitir" e clique em OK e em OK denovo.



5. Na aba "Segurança" clique em editar.

6. Clique em adcionar, digite "todos" (sem aspas) e dê Enter.


7. Marque a opção "Controle Total" na linha "Permitir" e dê Enter (ou OK) 2x



A pasta está compartilhada em sua rede. Agora são necessarias algumas configurações no seu windows.

1. Central de rede e compartilhamento>>alterar configurações de compartilhamento avançadas. No perfil publico, no final da pagina marque a opção: Desativar compartilhamento protegido por senha e clique em "Salvar Alterações"



Tudo pronto... Agora precisamos obter as informações de rede do seu PC. Você provavelmente vai estar usando um roteador para conectar o PC e o PS2. Eu estou usando conexão direta com uma placa de rede só pro OPL e com um cabo CrossOver. Essa minha placa de rede tem o IP estatico de 192.168.5.100 mask 255.255.255.0 e o gateway 192.168.5.1. É este que eu vou usar. 

Mas você vai usar as configurações de rede da sua Conexão Local (Que na imagem está como "Placa de Internet") Para obter as configurações da sua rede(com configurações automaticas) faça o seguinte:

Iniciar>>CMD>>Digitar: ipconfig e suas configurações de rede apareçerão...

Ai estão minhas configurações de rede... mas não vou usar estas. Vou usar o IP da minha outra placa de rede, pois não tenho roteador disponivel para poder mostrar.

A conexão entre PC-PS2 via roteador pode ser com um cabo paralelo(comun) e por conexão direta deve ser usado um cabo CrossOver. Muitas Lojas de informatica fazem cabos crossover em torno de R$ 10,00 ou mais.


Agora vamos para a parte do PS2:


Primeiro você deve instalar o OPL no MemoryCard do seu PS2. Instale pela versão de CD ou DVD. Baixe a versão que o seu PS2 roda melhor e grave com o Imgburn pois não recomento o UltraIso para gravar. Apenas para gerenciar jogos. (clique nos nomes em vermelho para baixar)

1. Abra o Imgburn e clique em "Gravar imagem em disco"



2. Clique na pastinha no canto superior direiro e encontre a imagem do instalador do OPL (estou usando a de CD)



3. No canto inferior direito, ponha a velocidade em 8x para CD e 4x para DVD ai clique no icone do disco no canto inferior esquerdo (com uma midia no gravador)


Agora vamos para o PS2. Rode o CD ou DVD do OPL e siga os passos a seguir para a instalação.

Nesta tela recomendo primeiro formatar seu MemoryCard na opção "Format MC" mas primeiro, faça um backup de todos os saves contidos nele. Ai escolha a opção "Multi-Version Install" para poder ser usado em outros consoles da mesma região...



A instalação será iniciada...



Quando terminar aperte OK e re-inicie seu PS2 sem o disco.



Ai o OPL deverá abrir. Se não abrir, ligue segurando R1. Ao abrir deve aparecer esta tela:



Agora vamos configurar o programa:

Selecione a opção "Network Config" 

A parte de configuração da rede eu dividi em 3 mini etapas e o X não se altera.




1- IP address type = Static
        
       IP Address = 192.168.5.102
   Aqui você deve dar um endereço de IP ao seu PS2. isso de acordo com a faixa de IP de sua rede. O meu PC ligado pega o IP = 192.168.5.101 então o PS2 deve ter um IP com o final de 102 até 199. Outros Exemplos:

PC=192.168.1.10    PS2=192.168.1.12 até 99
PC=192.168.1.1      PS2=192.168.1.2 até 9
PC=192.168.0.100  PS2=192.168.0.102 até 199

A faixa de IP é diferente em cada roteador. Use o CMD para obter suas configurações de Rede como mostrado anteriormente

       Mask=255.255.255.0  mascara padrão
       Gateway=192.168.5.1  Endereço do Roteador
       DNS=Deixei padrão, pois não vou usar internet no PS2. Caso queira usar, ponha o Gateway como DNS.

2- Address type=IP (isso é meio obvio não é?)
         Address=192.168.5.100
    Ponha o IP do seu PC (no caso a minha placa de rede unica para o OPL).

3- Share=PS2SMB   O nome do compartilhamento onde estão os jogos
        User/Password=informe seu usuario e senha do seu PC, caso tenha um.
        Se você não tiver usuario com senha no seu PC ponha
        User=GUEST  Password=deixe em branco

Dê ok e vá até setings...



ETH device start mode = Auto
Default menu = ETH Games

Dê ok e "Save changes" 



Pressione START e Seus jogos aparecerão. Finalmente :)




# Este pack vem também o uLaunchELF 4.42d.
Para roda-lo basta ligar seu PS2 segurando R2...

Acompanhe meu vídeo tutorial com informações mais detalhadas e mostrando um jogo rodando:


   LEMBRE-SE. QUALQUER DUVIDA PERGUNTE QUE EU TENTAREI AJUDA-LO(A) SE POSSIVEL. 
   E SE EU ESQUECI DE ALGO, INFORME NOS COMENTARIOS...

Tiago Ribeiro...

52 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia quero fazer parceria tenho canal de games no youtube

      Excluir
  2. Amigo, eu estou rodando os jogos em redesm, porém tem um jogo cujo nome é rumble racing, o tamanho dele é 587 Mb, como faço pra rodar ele? é so criar a pasta CD e pronto, ou tem que fazer algo a mais? se puder responder por e-mail acho melhor ainda^^ rianfut@hotmail.com

    desde de já muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converte o .cue para DVD com o DVDScan 3.7 ( http://adf.ly/YGEM0 - Retirado do HotPlugDicas), abre o DVDScan e depois faz o escaneio, depois de convertido para DVD, converta, então, o .cue para iso e faça o procedimento correto, se não der eu explico de novo.

      Excluir
    2. tanto faz. pode ser na pasta DVD ou CD nao faz diferença

      Excluir
  3. Estou com o mesmo problema que o Rian Tec Informática. nao consigo rodar Rumble rcing no pendriver, ja tentei de tudo e nao consegui se puder me ajudar, tai o meu email thiagoleft4sb@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converte o .cue para DVD com o DVDScan 3.7 ( http://adf.ly/YGEM0 - Retirado do HotPlugDicas), abre o DVDScan e depois faz o escaneio, depois de convertido para DVD, converta, então, o .cue para iso e faça o procedimento correto, se não der eu explico de novo.

      Excluir
  4. Ola Open Ps2 Loader, queria saber se vc pode me ajudar...
    Tenhoo uma locadora e meus ps2 sao todos destravados para rodar jogos via usb. Eu sei baixar e converter jogos para pen driver e roda-los normalmente, mas tem um jogo que nao pega nos meus aparelhos. o jogo chama-se Rumble racing, eu tenho no meu pc o emulador pcsx e nele o jogo funciona perfeitamente, mas quando converto e envio pro pen driver, ele nao pega. o processo que eu uso é o mesmo para todos os jogos, mas esse nao pega. queria saber se vc poderia me ajudar.
    ja testei esse jogo com o opl o.8 e o.9. em pendriver de 2,4,8 e ate 16 gb mas em todos o resultado foi o mesmo...( nao pegou)

    Aguardo resposta
    Email; thiagoleft4sb@outlook.com
    whatsap; 88992164986 ou 88993158949

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, e o vídeo?? Se não deu jeito... desculpe não posso mais fazer nada. Ou verifique os forums:

      ps2home.freeforums.net

      http://psx-scene.com/forums/official-open-ps2-loader-forum/

      Excluir
    2. cara não fica perguntando sobre jogo "X" ou "Y" procura por listas de compatibilidade do OPL no google

      Excluir
  5. Cara me ajuda por favor já vi diversos tutoriais na internet e nada, bom vamos lá...
    Eu jogava tranquilamente por rede com meu ps2, e um dia levei pra casa da minha namorada e configurei com o ip da internet dela e funcionou tranquilo, mas quando voltei pra casa e fui configurar novamente ele não lê mais os jogos, aparece o erro “300 : não foi possível se conectar com o servidor SMB” já tentei de diversas formas, mudando os IPs, colocando IP fixo, compartilhando as pastas, tirando e colocando de novo as configurações e até agora nada, já estou começando a desistir de jogar.
    O curioso é que qualquer conexão remota que eu tento fazer acaba falhando como alguns apps do celular q eu conectava pelo wifi também pararam de funcionar.
    Cara eu não sei mais pra quem pedir ajuda se conseguir me ajudar me da um toque no meu e-mail >> fe.khalaf@hotmail.com <<
    Desde já eu agradeço sua atenção cara. E parabéns pelo tutorial ta muito bom ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não terei como ajudar :(

      Excluir
    2. Simples: Troque a porta padrão. A padrão é 445(?) COLOQUE 139

      Excluir
    3. tenta não usar a mesma faixa de IP da sua rede
      EX: se o gateway do seu roteador é 192.168.1.1 a conexão do PS2 com o PC fica 192.168.5.100-192.168.5.102 nas config do seu adaptador de rede tem a opção de colocar um IP particular quando cai em uma rede não-identificada

      Excluir
    4. Cara eu tava com o mesmo problema que você, e depois de tentar tudo que era tutorial na net, eu refiz todos os passos e descobri o erro que estava dando, era 1 número do IP que estava errado na hora que digitei no opl. Pode ser o mesmo que você. Abre o CMD digita ipconfig e anota tudo bem certinho e digita no opl.

      Excluir
    5. Cara eu tava com o mesmo problema que você, e depois de tentar tudo que era tutorial na net, eu refiz todos os passos e descobri o erro que estava dando, era 1 número do IP que estava errado na hora que digitei no opl. Pode ser o mesmo que você. Abre o CMD digita ipconfig e anota tudo bem certinho e digita no opl.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Acredito que não, pois quando minha internet está lenta ele não conecta. O certo seria funcionar, mas não funciona.

      Excluir
    2. Gente que isso. Não tem necessidade de net. Só de uma rede interna entre o pc, (talvez o modem da internet, que é o meu caso) e o PS2. SÓ ISSO.

      Excluir
  7. Olá,pode usar um switch no lugar do roteador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim! Se, de certo, o Switch conseguir estabelecer uma conexão de internet com o PS2, sendo também que o PC deve estar conectado à rede.

      Excluir
    2. pode sim. se vc usar endereco de IP fixo. nao precisa de internet pq ele usa a rede e nao a internet

      Excluir
  8. Valeu Mastertuto Brasil!!!vou tentar aki.Parabéns pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha feito todo o processo e deu certo! Só que precisei mudar de internet, ai meu gatway mudou, e eu não estou conseguindo mudar o n° do gatway lá no play 2, como faço pra trocar o n° la´no ps2 que já está salvo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em "IP Address Type" deixe em "Static" daí você consegue mudar o Gateway. Lembre-se que o Gateway é simplesmente o "IP" do roteador (ou modem), aqui em casa é "192.168.0.1" e se eu for nesse endereço pelo navegador vou para nas configurações do roteador.

      Excluir



  10. Silas Alexandre5 de abril de 2016 01:32

    Eu tinha feito todo o processo e deu certo! Só que precisei mudar de internet, ai meu gatway mudou, e eu não estou conseguindo mudar o n° do gatway lá no play 2, como faço pra trocar o n° la´no ps2 que já está salvo?

    ResponderExcluir
  11. alguns jogos estão apresentando tela branca como o BTTLEFIELD 2 MODERN COMBAT e o 007 NIGHT FIRE, o BATTLEFIELD já tentei ativar o modo 6 e 8 mas não resolve o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iaí Elenildon? Bom, sabemos que por rede a compatibilidade é maior, então tente escanear sua ISO com o WinMD5 Free, ele irá devolver um código para você, então vai no site redump.org e procure pelo seu jogo na listagem, se o código estiver diferente tente obter outra ISO.
      Se for baixar, recomendo que baixe pelo Emuparadise com o Jdownloader, além de ser super-compactado ele tem maior compatibilidade.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Uma pergunta, como posso fazer a instalação do OPL, quando o PS2 não lê mais CD ou DVD? Qualquer disco q eu coloque, ele não reconhece... Teria como fazer a instalação do OPL por Pen Drive?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um modo de boot pela USB somente nos chips "Thunder Pro II" e "ModBo 5". Pelo chip Matrix somente pelo HD Interno (PS2 fat) ou MC.
      Mas, se não tiver jeito que usar um PS2 dum amigo, veja se pode comprar um adaptador de MC para o computador, assim não precisa do uLe.

      Excluir
  13. Muito Obg agora estou conseguindo rodar meu Midnight Club 3 Remix de boassa vlww msm otimo trabalho :D

    ResponderExcluir
  14. ERRO NETWORK STARTUP ERROR 203... COMO RESOLVER?

    ResponderExcluir
  15. quantos jogos o open encherga na redem o meu parece que tem um limite

    ResponderExcluir
  16. e meu ps2 le jogos do ps1 ha parece que nenhum pegou, tem alguma manha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja esse tutorial e aprenda:

      http://ps2city.blogspot.com/2015/11/popstarter-via-rede-rev-13-wip06-beta-10.html

      Excluir
  17. Ola estou com um problema fiz todas as configurações certas e funcionou por um tempo depois parou de aparecer as listas de jogos o que pode ter acontecido pf me ajudem.

    ResponderExcluir
  18. SO RODA COM CABO CROSSOVER

    ResponderExcluir
  19. Tenho jogado em rede ponto a ponto com cabo de rede crossover nos últimos dias e todos os jogos que testei até agora rodaram normal, com exceção de GH Metallica que trava demais a ponto de não conseguir jogar mesmo. O máximo que consegui foram três músicas seguidas. Trava na apresentação, durante as músicas ou no loading. Tentei os modos de compatibilidade que vi na lista oficial do Jay Jay no fórum da PSX Scene (Mais precisamente o 2 e 5 separados e juntos), mas até agora não deu certo e quero muito voltar a jogar esse jogo. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É oficial? Ou seja, esse jogo de GH Metálica é um jogo lançado oficialmente ou somente um patch? Se for oficial, cheque nesse site:
      http://sx.sytes.net/oplcl/games.aspx

      Excluir
    2. Sim. É o oficial. Vou dar uma lida.

      Excluir
  20. Olhei nesse site que me passou, tem todos os GH menos ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum outro jogo apresenta lentidão parecida? Se sim, tente pela USB, deve funcionar direito.

      Excluir
    2. Por enquanto não. Já joguei até outros jogos tão grande quanto como o GOW 1 e rodou numa boa. Esses tipos de GH que usam a usb não dá pra jogar, porque precisa dela pra usar o instrumento, bateria no meu caso, então nem cheguei a tentar rodar ele pela usb.

      Excluir
    3. Veja no nosso grupo:

      https://www.facebook.com/groups/555791877863575/

      Talvez alguém lá consiga te ajudar. **OBS.: O Link foi retirado do topo da página. E o grupo não é meu, é nosso, foram amigos nossos que criaram.

      Excluir
    4. Olha receio que possa ser algum tipo de incompatibilidade com periféricos pela usb, pois testei o GH 5 e também aconteceu o mesmo problema. Porém testei o GH Metallica com a guitarra que conecta no encaixe do controle e rodou normalmente.

      Excluir
    5. Já mandei a solicitação no seu grupo.

      Excluir
  21. com om opl no video game como faço para rodar o dvd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ter certeza de que vai rodar, retire o memory card e rode o DVD normalmente. Depois ponha o MC novamente.

      Excluir
  22. Ola sou do mito games quero fazer parceria se vcs se enteresarem coloco vinheta do teu blog,etc.tenho 35 escritos me responde por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu a mesma pessoa e só para lembrar vcs falam de mim e eu de vcs meu wats.8444-7945

      Excluir

Dê dicas, sugestão, críticas, e dúvidas, qualquer coisa mande uma e-mail para:
mastertutobrasil@gmail.com